VILAR DE AMARGO NAS REDES SOCIAIS

VILAR DE AMARGO NAS REDES SOCIAIS
Sinta-se mais perto desta aldeia de Portugal

Bem Vindos

A freguesia de Vilar de Amargo fica situada no extremo NE do distrito da Guarda, com concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, de que dista 8 kms, tendo por vizinhas as freguesias de Algodres (6 kms), Almendra (7 kms), Freixeda do Torrão (6 kms) e Escalhão (15 kms).Em tempos idos, pertenceu aos extintos concelhos de Almendra e Castelo Rodrigo, às comarcas de Pinhel e Trancoso e à grande provedoria de Lamego.

Mapa do Concelho

Mapa do Concelho

quinta-feira, 9 de julho de 2009

CONCELHO DE FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO


VILAR TORPIM

Armas - Escudo de prata, dois gládios de negro, passados em aspa, realçados de ouro, entre a cruz da Ordem de Cristo, em chefe e um cálice de azul, realçado de ouro, em ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ VILAR TORPIM “.

Orago: Nossa Senhora dos Prazeres
Festas: Santo António (Agosto), Nossa Senhora dos Prazeres (Setembro).

Situada a 9 km a Sudoeste da sede do Concelho, na margem direita da ribeira de Avelar, afluente do Rio Côa.
A primeira referência a “VIllar de Turpino” surge no documento de doação de Fernando II de Leão à ordem de S. Julião do Pereiro no ano de 1176.
O nome da Freguesia provirá de um Bispo franco chamado Turpino. Os historiadores falam de um Bispo franco que em 1161 figurava no repovoamento de Ciudad Rodrigo.
Na história de Ciudad Rodrigo pode ler-se:
“.. Entre Castelo Rodrigo e Almeida existe um povo chamado VILLA-Turpim, cuja fundação se atribui ao Bispo Turpino…”.
Nos séculos XV e XVI foi importante centro de passagem de mercadorias, tendo aí existido importante alfandega.
Nas lutas liberais, teve importante papel, pois foi quartel-general do general Conde do Bonfim, que se instalou no Casa do Fidalgo.
Em termos monumentais destaca-se a Igreja Matriz e o Solar dos Saraivas, o lagar e a ponte velha, as várias fontes, as capelas de Santo António, de Santo Antão e de São Sebastião.